segunda-feira, 25 de maio de 2009

Com que roupa eu vou, pro samba que você me convidou?

Chegamos ontem no Marrocos – país incluído recentemente na viagem – e eu estava deveras preocupada com que roupa usar, se seria importante usar a roupa típica delas, usar véu. Logo no trem para Fez, sentamos na cabine com 2 mulheres e 2 homens. Uma delas usava roupa toda preta e um véu que deixava o rosto redondo e muito alegre à mostra. A outra vestia calça e paletó, bem ocidentais, e um lenço que só cobria o cabelo. Meu francês rendeu razoavelmente e quando perguntei sobre os motivos que levam as pessoas a usar o véu, ela disse que são religiosos, mas que ela, mesmo sendo muçulmana praticante, opta por não usar o véu da forma tradicional. Chegando em Fez, logo notamos que muitas mulheres não usam o véu, e várias vezes vemos amigas ou familiares juntas, sendo que uma usa e a outra não, com naturalidade. Parece que o Marrocos é bastante aberto com relação a isso. Ou seja, aqui a roupa “típica” não existe. O mais comum é as mulheres usarem uma túnica bem comprida, até o tornozelo, e cobrir os braços. As roupas são bem coloridas, em geral, e parecem confortáveis, mas quentes. Mas tem várias mulheres que não usam, e no guia Lonely Planet (como é essencial!) fala que se uma turista usa o véu, ou as roupas mais tradicionais, será abordada pelas pessoas daqui, curiosas para saber por que usa, se é muçulmana... As turistas todas estão usando roupas ocidentais, algumas até regatas. Ainda estou percebendo como me sinto mais à vontade sem constranger ninguém. Por enquanto estou usando calça e camiseta, sem decotes. E cabelo à mostra, à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário