segunda-feira, 25 de maio de 2009

Fronteira

Em Tarifa - cidade litorânea do sul da Espanha de onde saem balsas para o Marrocos-, tivemos momentos de reflexões sobre o que representa esta fronteira entre a Europa e a África árabe. Muitos árabes e africanos buscam emigrar para a Europa em busca de uma vida melhor, e Tarifa é uma possibilidade (nada fácil, com muitos militares prontos a evitar) a poucos quilômetros de Tanger, no Marrocos, que parece ser próxima demais. A Espanha até hoje tem cidades sob seu domínio na costa mediterrânea da África, como Ceuta. Muitos Bascos e Catalões querem independência da Espanha, questões sempre presentes. Por outro lado, Tarifa é um paraíso para os praticantes de kite-surf, e atrai esportistas do mundo inteiro e especialmente de toda a Europa, para praticar. É impressionante como Tarifa está no meio dos desejos de tanta gente!

2 comentários:

  1. Má:
    Algumas das cenas mais impressionantes de xenofobia presenciei em Tarifa, em especial como a migraccion lidava de maneira distinta com magrebinos e europeus.
    Mas, realmente é qualquer coisa.
    Beijos em vocês,
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Mário,
    De fato, deu pra sentir uma tensão no ar... imagino que deve ser algo tipo EUA com os balseiros cubanos, ou então com os mexicanos da fronteira. Terra de desejos, ambições e frustrações. Não é bolinho não.
    Aqui no Marrocos tem crescido a imigração de africanos sub-saarianos. Parece que estes tentam uma chance de ir pra Europa,mas Casablanca já é mais desenvolvida e os atrai bastante. Casa tem 3.800.000 habitantes! E favelas, e alguma violência, dizem, apesar de não ter arma de fogo.... UAU!

    ResponderExcluir