terça-feira, 9 de junho de 2009

Saudades

9-6-9
Recentemente tem ficado mais forte um sentimento de saudades da minha casa, das pessoas queridas, das rotinas conhecidas, do cotidiano. Eu gosto muito de viajar, consigo dormir em quase qualquer lugar, posso usar banheiros médios, e adoro conhecer gente, lugares e comidas novas. Mas agora que estamos fazendo as 3 refeições (ou 4, ou 5) fora de casa, e temos que escolher um restaurante, um café para comer, cansa. Sábias são a minha mãe a avó que quando viagem procuram ficar em hotéis que oferecem cozinha no quarto. Que cafés da manhã deliciosos fizemos juntos em nosso quarto em Nova York, há 1,5 ano atrás! Aqui temos comido muito pão, e apesar da alimentação ter bastante legumes e salada, eu não estou fazendo nenhuma ginástica cotidiana – fora andar para as entrevistas ou os passeios que escolhemos -, o que me preocupa um pouco. Também tenho pensado na minha comadre querida, Stela, que diz que não consegue ficar muito tempo fora de casa. Querida, agora eu estou te entendendo melhor! Aqui eu não sei o que vou comer, pois meu francês é médio, e mesmo quando acerto, o dos marroquinos também é médio. Além disso, às vezes eu queria só um iogurte, mas nem todo lugar tem. Ainda bem que aqui tem vitaminas de fruta deliciosas, além de leite de amêndoa. Viva! Mas e o meu leite com cereal, que saudade! E comida caseira? Tudo o que eu queria era uma comidinha caseira... das avós, da casa da minha mãe, da mãe do Beto... Outra coisa da qual estou me ressentindo um tanto é de não termos uma conexão maravilhosa com a internet. Nós usamos aqueles chips que você acopla ao computador como se fosse um celular, e ele parece Angra dos Reis: Vaga-lume acendendo e apagando! Agora estou escrevendo no Word para depois fazer o up-load deste texto, para ser menos frustrante. Hoje eu senti falta também, imaginem, da máquina de lavar roupa! Pois é, nós mandamos lavar nossa roupa fora, às vezes, mas ela não vem tão cheirosinha como em casa, e aqui para lavar no quarto até temos sabão em pó, mas a roupa não fica tão limpa e cheirosa, não sei por que... ai, ai. Eu que nem sou muito de cozinhar, estou com saudades de cozinhar também. Nada disso tem uma importância tão grande assim, mas são as minhas saudades. Ainda bem que tenho o Beto, meu companheiro de dia e de noite!

3 comentários:

  1. Marina querida,

    Adorei ler suas impressões... já li todo o blog.
    Acho que essa oportunidade de vocês é única e todas as saudades que vocês estão sentindo valem muito a pena... a gente aqui no Brasil fica com saudade "de tudo que a gente ainda não viu". Aproveitem!!
    Beijos
    elpo

    ResponderExcluir
  2. magnólia, eu também estou com saudades de vocês! estou tão orgulhosa da viagem, nossa, orgulhosa e com inveja, ahahahaha! passa por helsinki para visitar a clau! beijos grandes, clá

    ResponderExcluir