quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Findhorn

Estamos já há quase 2 semanas em Findhorn, e a experiência aqui é tão intensa que não sobra muito tempo para escrever e compartilhar...
Nós fizemos um seminário de 1 semana chamado Prática Espiritual, e nossa focalisadora é uma pessoa super sensível e de coração aberto. Saímos algumas vezes para fazer meditações na natureza, e foram muito bacanas. Tivemos momentos de dividir (Sharings) o que cada um estava sentindo muito bonitos e profundos, e aprendemos com o que cada pessoa está vivendo. Na semana passada, eu trabalhei 4 manhãs cuidando da casa, limpando física e energeticamente o lugar em que estamos.
Eu tenho participado de uma meditação linda que é feita de cantos da comunidade de Taizé, lindos! Formamos um coro com quantas pessosa quiserem cantar naquele dia, e cantamos com a voz e o coração, dentro de um santuário lindo.
Na última 2a feira, começamos um programa que dura 1 mês e que é menos estruturado, tem menos encontros de grupo, e mais trabalho. Antes de começar, nós nos "afinamos" com um departamento de trabalho que tem mais a nos enriquecer no momento, uma forma de escolha mais intuitiva do que racional. Eu me conectei com o departamento de manutenção !!! e o Beto com a horta. São 7 meios-períodos de trabalho por semana, mais os sharings e attunements em grupo, o que me deixa 1 tarde livre, que é hoje, e os finais de semana para descansar.
Trabalhar em Maintenance tem sido muito interessante, pois eu nunca antes tinha consertado praticamente nada, já que no Brasil nós chamamos especialistas para tudo. Aqui eles consertamo tudo sozinhos, a menos que seja algo muito sofisticado, grande ou difícil, quando então alguém de fora é contratado. Eu já fiz trabalho de impermeabilização no telhado de uma "casa", que é a caravan original, onde os criadores de Findhorn moraram quando chegaram aqui. Hoje ela é um escritório lindo por dentro, mas eu me senti tão honrada de estar consertando este espaço histórico daqui! E vi que é fácil para mim trabalhar no telhado, com todos os cuidados necessários, claro!
Eu também consertei torneira, usei furadeira, vedei burado, lixei parede para ser pintada, tudo isso em 3 dias de trabalho! Até ensinei 2 pessoas que estão aqui pela primeira vez a lixar a parede. Aqui, todos estão ensinando e aprendendo ao mesmo tempo. Agora o mais rico com minha equipe de trabalho foi ontem a tarde, quando fizemos o sharing, que cada um contou o momento que está vivendo, suas questões, as dificuldades, as alegrias... Um departamente em que só tem eu e mais uma mulher, de repente se enchendo de assuntos de emoção, foi muito bonito! Eu fiquei muito feliz! Isso é o que me alegra tanto de estar aqui passando este tempo.
Anteontem, nós tivemos uma sintonização para definirmos um própósito para nossa estadia aqui, e eu cheguei è seguinte intenção:
"Eu tenho a intenção de estar mais presente no coração do meu Ser Superior, do meu Inner Self."
Esta intenção é muito forte para mim, pois quando estou mais centrada, as dificuldades do dia-a-dia parecem fáceis, nada me perturba tanto, e eu posso aproveitar o que é realmente importante. Também me ajuda nas decisões que tenho que tomar, e está é uma lição para toda vida!

4 comentários:

  1. Marina,

    Que experiência linda! Mais linso ainda porde compartilhá-la!
    Beijos
    Loló

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim! Compartilhar é uma alegria enorme!
    E ter leitora atenta como você, um grande prazer, querida!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Olá Marina
    Obrigada por partilhar sua experiência, estou a pensar ficar uns tempos nessa comunidade e estava com medo, depois de ler sua experiência quero mesmo ir. Vc podia me dar mais informações sobre a estadia?... era paga pelo trabalho?, ou vc ficava fora e o trabalho era voluntário?... por favor conte-me tudo e se possivel o orçamento necessário tb para dois meses. obrigada, beijinhos (moro no Porto) Luisa

    ResponderExcluir
  4. Luisa,
    você fala inglês? O site deles é: www.findhorn.org
    Eu acho que vale muito a pena ir. Eles até têm programas de 1 semana em português (acho que em julho terá) e cursos de inglês junto com a experiência de viver na comunidade.
    Nós não recebemos pelo trabalho, e sim pagamos para participar dos programas. Quanto mais tempos ficamos, mais períodos trabalhamos por semana - é bem legal fazer parte de um departamento de trabalho - e menos pagamos.
    Acho que eram 400 libras a 1a semana, depois o mesmo valor pra 2a semana, depois este valor para um mês inteiro. O valor pago inclui alimentação e acomodação. Veja o que você descobre no site, ou escreva para eles pedindo informações. Qualquer coisa, me escreva de novo. Abraços de São Paulo, Marina

    ResponderExcluir