terça-feira, 21 de julho de 2009

Entrevistas em Samara - Finca Rússia

As entrevistas foram muito interessantes. Além do pessoal da Finca, as clientes são mulheres fortes, que tocam seu próprio negócio, com apoio dos maridos. Elas moram em um vilarejo chamado Suhodol.

Uma é dona de 6 mercados de bairro, tendo começado com um mercadinho bem pequeno, quando se divorciou, e tinha 2 filhas pequenas. Começou sem ajuda nenhuma da família, mas com um crédito extorsivo de algum agiota. Depois que encontrou a Finca, começou a ter crédito mais sustentável, e conseguiu expandir o negócio. Hoje tem 23 funcionárias.

A outra tem uma fábrica de Pelmeni, um ravióli delicioso de carne, muito tradicional daqui. Ela tem 6 ou 7 funcionárias, compram carne dos vendedores da região, e vendem Pelmeni nos mercadinhos também da região. A tradutora foi super importante, pois as clientes não falavam nada de inglês, e nós, nada de russo. O trabalho dessa mulher, deriva muito do papel da Babushka russa, da avó que cozinha pelmeni para seus filhos e netos, algo que pode levar horas, e que a princípio todas as mulheres russas sabem fazer. Ela levou esta habilidade feminina para seu empreendimento, trabalha entre mulheres, nutrindo outras pessoas e gerando renda para sua família, nutrindo-se e nutrindo sua família desse outro jeito também. E está muito realizada, pelo jeito como fala com orgulho do seu negócio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário