domingo, 26 de julho de 2009

Kiev - memórias ou novidades?

Chegamos ontem à noite em Kiev, na Ucrânia. Além de visitar uma instituição de microfinanças, o que nos traz para estes lados é conhecer um pouco a região de onde meus bisavós vieram. Nenhum veio da Rússia, como eu pensava há alguns anos, mas da Ucrânia e da Moldávia. Ainda estamos rastreando quem nasceu onde, onde estudou... e estamos descobrindo um jeito de visitar as cidades pequenas, que nem aparecem no google maps. Estou achando algumas no google earth. Os nomes mudam bastante, do íidiche ou do jeito antigo que se usava, para o russo ou ucraniano ou moldavo. Está sendo uma experiência interessante estar tão perto da "terrinha" que antes eu só ouvia falar como sendo um lugar tão distante no espaço e no tempo. Queria que minhas avós estivessem aqui também, ia ser mais legal!
Estou conseguindo "ler" em cirílico! Isto é, consigo traduzir as letras para ler seu som em nosso alfabeto. Será que eu já vivi uma vida anterior nessa região?

4 comentários:

  1. Oi Má,

    Que legal as coisas por aí! Quantas descobertas! Tenho lido com bastante regularidade seus posts e sinto que aprendo um pouco sempre com as suas andanças!

    Um beijo grande,

    Dani

    ResponderExcluir
  2. Dani, que legal, querida, que você está por perto, virtualmente!
    Vocês estão em SP? Como está a vida?
    Beijos,
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina! Oi Beto!

    Não vou poder escrever muito pois estou com a Alice no colo, mas consegui ler um bom tanto :)

    Adorei! Santiago, a vivência em Findhorn, Kiev etc. Dá pra ver que vcs estão percorrendo tudo aquilo que vc descreveu na preparação.

    Continuem aproveitando, intensamente e com intenção, cada momento!

    beijos,
    Ricardo

    ps: Andi já está bem melhor!
    pps: sabe se é possível assinar um RSS do blog?

    ResponderExcluir
  4. Ricardo,
    que legal, você com a Alicezinha no colo!
    Valeu pelo apoio!
    Que bom que a Andi está melhor. Como foram de aniversário, ela e a Mila?
    Acho que você já está cadastrado com um RSS, não? Tem um novo Ricardo, não sei se é você.
    Beijos,

    ResponderExcluir