quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Castas e outros temas que saltam aos olhos nossos

Aqui tem uma mistura de tradição, conservadorismo, modernidade, e cada pessoa nos mostra uma parte deste caleidoscópio.

Temos perguntado para algumas pessoas sobre como funcionam hoje as castas, como as mulheres estão vivendo hoje em dia, como funciona o dote, e o que muitas pessoas tem nos dito, é que:

-As castas existem e são divididas assim: 4 classes, que são o que conhecemos como castas, a dos brâmanis, a dos guerreiros, a dos comerciantes e fazendeiros e a dos trabalhadores e dos intocáveis. Dentro destas classes, há muitas castas e sub-castas. Parece que as pessoas devem casar dentro de sua classe, mas com pessoas de outra casta e sub-casta. Se casar com alguém de outra classe, pode “sujar” o nome da família e nenhuma irmã sua consegue se casar depois. Parece que este receio faz com que as pessoas evitem divorciar-se, também.

-Muitas das pessoas têm nos dito, mesmo as jovens, que a maior parte das pessoas se casa, ainda hoje, de forma arranjada pelos pais. Alguns pais mais liberais mostram uma foto do(a) pretendente, e o filho(a) diz que aceita ou não.

-Algumas pessoas estão casando por amor. Mas os que casam de forma arranjada não parecem estar insatisfeitos com isso.

- Nas religiões cristã, muçulmana, budista e jainista, o sistema de castas é condenado, e as pessoas são vistas como mais iguais do que no hinduísmo. Isso levou muitos hindus das castas mais baixas, que sofriam muito, a mudar de religião. Porém, para seus vizinhos hindus, eles serão para sempre intocáveis, por exemplo. Mesmo que hoje o sistema de castas esteja legalmente proibido, as pessoas continuam se casando na pratica com pessoas de sua classe. E o fato de haver antigos intocáveis entre os novos muçulmanos, é um dos fatores que faz com que os hindus não se dêem com os muçulmanos.

- O dote hoje é legalmente proibido, mas quando há um casamento, as famílias dão muitos presentes, e o valor que seria o dote da filha é dado, ao invés de em dinheiro, em presentes. Um dos nossos guias disse que está juntando uma poupança para quando sua filha – que hoje tem 8 anos – alcançar 20 anos e for a hora de casar. Ele disse que em geral a família da noiva deve dar o equivalente a US$30.000. Porém, se a menina estudar e tiver um trabalho que gere renda, este valor diminui. Interessante!

Os costumes e parte dos valores são diferentes dos nossos, mas ainda não deu pra entender direito. Como diz um amigo do Luis, nosso anfitrião em Nova Delhi, a Índia não é para ser compreendida, é para ser apreciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário