quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Jeitinho indiano e jeitinho brasileiro

Os indianos têm um jeitinho, mas que é um pouco diferente do brasileiro.

Eles têm uma gana de fazer negócios e ganhar dinheiro, mas fazem isso de um jeito pouco racional, ou de uma racionalidade muito diferente da ocidental. Não é fácil entender, ou mesmo acreditar no que eles estão propondo. Muitas vezes tentam vender algo, depois de vendido querem que você leve mais. Hoje fomos em um passeio de barco, e combinamos o preço por 3 horas. No meio do passeio, o barqueiro garantiu que o combinado eram 4 horas. Mas não arredamos o pé e ele teve de aceitar. Eu já fiquei imaginando que se ele fosse inteligente – do jeito que eu gostaria que ele fosse, claro! – ele proporia algo muito atraente e nós iríamos querer andar mais 1, ou até mais 3 horas com ele. Mas do jeito que ele faz, que fica muito explícito que é ele querendo mais, é difícil para nós “engolirmos”.

Os indianos parecem que não se irritam com nada. Mesmo os motoristas que nos levam por essas ruas de trânsito caótico, seja de Rickshaw, carro, ônibus, sempre dirigem no estilo “free jazz”, sem regras, alguns até na contra-mão, mas ninguém se irrita, só buzina muito pra avisar ao outro que está ali!

A gente precisa dar um jeitinho pra entender o inglês, e pra não se incomodar muito quando furam a fila na sua frente. E também para se comunicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário