quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chegando na Índia - Novembro de 2009

Aqui na India está sendo super interessante. O contraste é grande, de todos os jeitos, com muitas cores, perfumes, muita alegria. As mulheres, mesmo quando trabalham de pedreiras – tem muito por aqui! – vestem lindos e coloridíssimos sáris.

Já faz 27 dias que chegamos, e neste tempo estivemos em Nova Delhi, Agra, Jaipur, Jodhpur, Kochim e Allepey.

Em Nova Delhi fomos super bem recebidos na casa de amigos brasileiros, o que fez uma transição super suave para um país tão diferente. Fizemos compra, cozinhamos juntos, passeamos, fomos a parques, cinemas, batemos muito papo.

Para comer as maravilhosas e únicas comidas indianas nos restaurantes, nós sempre pedimos para vir sem Chilli, sem pepper, sem spicy, pois assim vem um pouco apimentado. Nós não somos muito da pimenta, então às vezes vem algo que não dá pra comer. Em geral, é tudo delicioso, sabores riquíssimos. Sempre há boas opções para vegetarianos, além do maravilhoso lassi e dos chás, que adoro. Foi gostoso também poder cozinhar um feijãozinho para matar as saudades da comidinha brasileira. Uma experiência bacana foi ir jantar na casa da Monika, uma cozinheira que trabalhou com nossa amiga Manoela. A Monika cozinha deliciosamente comidas indianas e consegue apimentar pouco. Além disso, conhecemos a casa de uma família indiana, que é sempre estendida, com irmão, cunhada, filhos, famílias nucleares inteiras dormindo no mesmo quarto. Perguntamos à irmã da Monika, a Chaya, quantos sáris ela tem, e ela disse que tem mais de 50! E mais de 50 curtas, pois ela anda muito de moto. Parece que a família delas é de classe média alta, que esta não é uma média. Mas um outro guia nosso disse que quando uma mulher casa ela ganha ao menos 11 saris, e depois ganha mais a cada festa. Mas depende muito das finanças das famílias.

Em Nova Delhi encontramos com meus pais, que vieram do Brasil nos visitar e conhecer a Índia. Foi ótimo para matar as saudades! Fizemos um passeio de rickshaw em Old Delhi, que parece uma Medina do Marrocos: ruazinhas estreitas cheias de lojinhas de tudo, com pessoas negociando, experimentando, cheiros, cores, e a emoção de andar de rickshaw, que parece que vai atropelar ou bater em alguém. Com emoção!

Um comentário:

  1. Ola queridos!!!

    O Blog esta incrivel, muita historia boa e interessante! E claro que adorei a parte do jantar na casa da Monika!

    Muitos beijos e ate breve!
    Manu

    ResponderExcluir